quarta-feira, 25 de abril de 2018

Mais um Exame - Histeroscopia


Olá meninas,

Como estão? Espero que esteja tudo bem convosco :)

Hoje venho contar-vos como foi o temível exame de ontem (24/04/2018). Acordámos às 06h55, e era o dia do aniversário do M. Rapidamente nos despachámos, fui à rua com o K e, lá fomos nós no metro para o Hospital de Santa Maria.



Chegámos eram 08h45 ainda faltavam 15min para o exame. Quando conseguimos descobrir o Elevador 5 no Piso 3 - Serviço de Ginecologia, custámos a encontrar a recepção, era uma mini janela numa sala de espera :)

À minha frente estava uma Srª que também ia fazer o exame, e estava acompanhada pela mãe (e é nestes momentos que penso que gostava de ter também o apoio da minha família que não sabe absolutamente de nada do que estamos a passar).

Esperámos, esperámos...entretanto veio uma auxiliar chamar a outra Srª e, é a partir daí que os nervos começam a apoderar-se de mim...caramba! De seguida, nem tinham passado 10min, a auxiliar chamou o meu nome "Srª L, vamos?" Ok, que remédio tinha de ser! Perguntou se eu queria ir à wc ao que respondi que sim (estava tão nervosa que precisava de ir fazer aquele chichi dos nervos 😋)

Quando cheguei à wc estava uma auxiliar à porta e, assim que entrei vi uma Srª velhota a secar o cabelo e a pentear-se e pensei"Deve estar aqui internada e está a arranjar-se", quando fui lavar as mãos houve ali um momento super sinistro a Srª pergunta-me de uma forma muito estranha "Você já se vai embora?" E fica a olhar para mim com os olhos super abertos...e eu muito rápida a despachar "Eu vim só fazer um exame e vou embora" e ela "Hmm, ok ok". RUUNNN 😁😁

Passado este momento, fui com a auxiliar para um quarto. Assim que cheguei fiquei ainda mais nervosa com todo aquele aparato de cortinas e de divisões ( a Srª que também ia fazer o exame estava no cortinado atrás do meu) que torna-se bastante clastrofóbico. A auxiliar indicou para que eu me despisse e vestisse a bata, toca e colocasse aquelas meias descartáveis nos pés. Bem à medida que ia vestindo aquela roupa o meu coraçãozinho parecia que ia explodir!

Entretanto, chega a enfermeira para falar com a outra Srª acerca de todo o procedimento do exame. Assim que termina, abre a cortina para falar comigo! Eu estava completamente apavorada, nem me sentava no cadeirão que lá estava andava de um lado para o outro nos míseros 3/4m2 que estava a separar-me daquelas cortinas. 


Então a enfermeira repetiu o que eu já tinha ouvido, o procedimento do exame, e a dor que o exame pode causar (é como se fosse uma cólica menstrual...sim sim...mas já lá vamos a essa parte). Perguntou-me se tinha alergias, e todas aquelas perguntas de filtragem. Foi então que eu lhe disse "Enfermeira estou em pânico, tenho mesmo muito receio do exame porque eu já fiz o outro às trompas (Histerossalpingografia) e foi horrível!" Ela disse que também já tinha feito o exame às trompas, mas que pelo que dizem este exame é um pouco mais tolerável. E perguntou se eu tinha tomado algo para as dores em casa, eu disse que não porque quando liguei à enfermeira das Consultas de Apoio à Fertilidade ela indicou que nos davam uma injecção para as dores. Então, a enfermeira disse que esse processo não estava prescrito pela Drª mas que ia falar com ela sobre isso.

Entretanto, a enfermeira abriu as cortinas e ficámos a conversar as 3 enquanto a médica chegava. ASrª estava a dizer que não estava nada nervosa que se tinha de ser não havia nada a fazer ( e eu em pânico!!), e depois estava a dizer que em Maio já ia fazer 40 anos e que já estava a ser seguida e a fazer exames há 3 anos (chiça!!). Também já lhe retiraram uma trompa, ao que parece não era nada saudável e podia prejudicar uma futura gravidez...Bem a Srª também já passou por muito, e ia fazer a Histeroscopia porque iam-lhe tirar um pequeno pólipo porque ia começar os tratamentos de FIV dia 27/04/2018 no Hospital dos Lusíadas. Entretanto, a auxiliar foi chamar a enfermeira a indicar que a Drª já tinha chegado e já estava tudo preparado na sala para começarem os exames.

Lá foram a Srª e a enfermeira, eram 10h00 e eu sozinha naquele quarto confinada a uma janela e a cortinas...já estava mesmo a desesperar e liguei ao M que estava lá fora à minha espera. 

Ele bem me tentava abstrair mas quanto mais tempo passava mais eu entrava em pânico! Ás vezes ia à porta espreitar se via movimento nos corredores, e nada...entretanto foquei-me só na janela e olhava para o céu a pedir ao Universo por favor que eu conseguisse fazer o exame e que estivesse tudo bem!

Depois comentei com o M que da janela conseguia ver o café que está perto da Pediatria e, foi então que ele me surpreendeu e foi para perto do café ao lado de um Ford preto (era a zona que via melhor da janela) e lá dei com ele). Soube tão bem vê-lo!! Depois orientei-o para ele perceber em que janela eu estava e comecei a acenar com a mão. Já me viu e, disse que eu parecia o Luigi do Super Mário com aquela toca 😁😁



Entretanto ele foi novamente para a sala de espera e eu ainda continuava confinada aquele quarto fechado em cortinas...Já eram 10h40, e foi quando ouvi a enfermeira e a Srª já tinha terminado o exame. Assim que chegaram perguntei logo à Srª como é que ela estava e se era muito complicado. Ela disse que estava bastante dorida e que o exame não era nada fácil (lembram-se do que ela disse antes de fazer o exame? ) agora imagem os nervos com que eu estava!!😧😧



Entretanto a enfermeira veio com a injecção e perguntou-me se eu sempre queria levar. Fiquei sem saber o que responder, caramba eu estava mesmo em pânico. Então ela disse que ia só lá fora ter com a auxiliar e para eu me decidir assim que ela chegasse. 

Eu estava num estado tão desesperante que liguei ao M a perguntar a opinião dele sobre a injecção, e ele disse "Amor se é para teres menos dores, leva a injecção. Claro que sim. E respira, tudo vai correr bem".

Assim que a enfermeira chegou, vamos lá começar o sofrimento e levar a dita injecção. Pedi que ela falasse comigo para eu tentar relaxar, fez-me a pergunta da praxe "Então o que faz?Onde trabalha?". E, pimbas!! Caramba doeu, mas foi rápido! O sofrimento só agora estava a começar. 

"Então L, vamos lá?" Meninas, eu tremia por todos os lados, a sério. As mãos escorriam de suor, não estava nada fácil.

Assim que cheguei à sala das Histeroscopias, estava uma equipa de 2 Médicas, 1 auxiliar, a enfermeira que sempre me acompanhou, e 1 rapaz estagiário que parecia o actor da série "The Good Doctor".



Quando estava a deitar-me na maca e a colocar as pernas nos apoios, percebi que o rádio estava ligado, a música que estava a tocar era "Trevo" da Anavitória feat Diogo Piçarra, realmente super apropriada 💓 Vi a Drª a preparar o equipamento e a cantar, o ambiente estava 5*, não havia stress  nenhum estava tudo calmo e preparado para o que estava prestes a acontecer.

Ok, vai começar ! "L precisamos que relaxe o máximo possível para que tudo seja mais rápido e mais fácil para si". "Drª vou tentar o meu melhor, mas preciso que vá falando comigo". Então como eu tinha dito que trabalhava no Dpto de Marketing de uma Agência de Viagens, claro que o tema foram as viagens.

Primeiro desinfectaram com um frasco de 1 litro (mesmo a derramar) e passaram um rolo para abranger toda a área vaginal, de seguida colocaram um resguardo enorme e azul por cima das minhas pernas que apenas tinha um buraquinho por onde ia entrar o histeroscópio.



Começou devagarinho...e a conversa estava boa. Estávamos a falar que a Drª já tinha ido à Austrália, a Punta Cana 3 vezes, e AUUUUUUUU!!!!!!!! CARAMBAAAAAA, ESTÁ A DOEERRRR!!!!

"Drª está a doer muitoooooo!!" "Calma, L respire e vamos continuar a conversar" Ok foi ali uma maior pressão mas foi aliviando, entretanto a Drª estava a comentar que também já tinha ido ao Panamá, e a Drª que estava a fazer o exame não tirou os olhos 1 segundo do ecrã para fazer tudo direitinho. Mas depois, AIIIIIIIIIII!!!!!!!

As dores estavam cada vez mais fortes e dolorosas, impossível de suportar!!!! Posso dizer-vos exatamente o meu estado, eu não parava de gritar "DRª JÁ CHEGA, NÃO QUERO MAIS QUERO IR EMBORA DAQUI!!!! JÁ CHEGA, NÃO PERCEBE?!?!?! ESTOU A SENTIR-ME MAL, JÁ CHEGA!!"



Eu estava mesmo num estado de desespero, agarrava na toca, espremia a cara com as mãos! Estava com dores de outro mundo, mesmo! Até que o estagiário me disse "L imagine que está no avião e neste momento estamos a passar Cuba para chegar ao Panamá" "O quê mas ainda nem chegou ao útero????" perguntei eu, "Ainda não, estamos mesmo quase quase".

A enfermeira veio para perto de mim, agarrei-lhe a mão e não a largava nem 1 segundo, tinha uma mola no dedo que media o meu oxigénio e no braço estava sempre o aparelho a medir-me a tensão. A enfermeira devia estar a ver os valores a alterarem bastante só dizia " L por favor calma! Já vai passar a sério calma. Não vale a pena pararmos, porque assim tem de se repetir o exame outra vez, a sério respire, não tarda já vai embora".

E, durante o exame todo estava a escorrer soro fisiológico que realmente atenuava ligeiramente todas aquelas dores, e por momentos não estava a deitar soro, e eu gritavaaaa...Foi até que o rapaz que estava a estagiar disse à Drª "O soro, deite soro!!" e posso dizer-vos que foi tão bom ele se ter lembrado disso porque ajudou, pouco mas ajudou.

Depois de tanto gritar, e da enfermeira nunca me deixar, a Drª disse "Pronto já está L, já passou".

AH...Meninas eu respirei mesmo fundo, estava um caco!!! Até chorei, e pediu desculpa mil vezes a todas as pessoas por ter sido mal educada, por ter gritado e por não ter sido nada compreensiva. Mas posso garantir-vos que a partir do momento que temos aquelas dores simplesmente nos transformamos em seres de outro mundo! Senti-me mesmo um monstro a falar assim, mas obrigada a toda a equipa por terem sido tão compreensivos comigo!

Mas...ainda não acabou. Como não? É verdade, como disse a Drª ainda faltava duas "maldades". Colocar o espectro para medir a distância entre o topo do útero (o fundo) e a abertura externa do colo do utero (cervical) e fazer uma pequena biópsia ao endométrio para saber se tem alguma infecção e se está tudo bem. Doeu, mas tolerou-se melhor do que as dores anteriores e foi bem mais rápido.



 "L agora sim, já terminámos e já não vai sofrer mais. Agora respire e relaxe!" Eu estava tonta, nervosa e mesmo desorientada, como aquela sensão de quando terminamos o exame de condução com a junção de muitas dores à mistura. Assim que me levantei, vi a Drª a abrir a porta e a levar o meu processo foi quando lhe disse "Drª espere! E como é que correu o exame?" "L correu super bem, está tudo bem não tem pólipos nem miomas, o útero está super limpinho e pronto para receber os embriões" Sorrimos as duas, foi mesmo um momento de puro alívio.

Toda a equipa foi embora e fiquei só com a enfermeira, que foi super querida comigo! Mesmo impecável! Saimos da sala, levou-me até ao quarto e ainda me perguntou se eu queria um cházinho para relaxar. Agradeci mas disse que precisava mesmo era do M perto de mim. 

Vesti-me, e cheia de dores lá saí e fui ter com o M. Ele viu-me como nunca me viu, a coxear agarrada à barriga, cheia de dores mal conseguia andar.

Esperámos pelo elevador, e lá fomos nós. Assim que saimos do edifício sentei-me num banco expliquei-lhe o exame, comi uma sandes (sim já eram 11h45 e só tinha comido às 07h30) e depois fomos até à outra ponta do Hospital, para ir marcar a próxima consulta para saber o resultado do exame.

Devagarinho, muito devagarinho chegámos...Ficou marcada para dia 24/05/2018,e a Srª da receção ainda disse "Chiça depois de fazer esse exame ainda veio até aqui? Elas deviam te ligado para ficar logo com a consulta marcada", mas eu sou forte e consegui lá chegar 😛

Quando saímos o M disse "Amor tu não estás em condições de irmos de Metro até casa, vou chamar um Cabify". Foi super querido, e amoroso ele percebeu as dores que eu tinha naquele momento. 

Mas não nos podemos esquecer, era o dia do seu aniversário e tinhamos combinado ir ao Sushi, eu não lhe podia fazer essa desfeita. "Amor, podes chamar o Cabify, mas não metas a nossa casa como destino. Nós vamos almoçar ao Sushi e, depois vamos para casa" 😉

Assim foi, eu queria que fosse um dia diferente Amor, queria que fosse o teu dia. Mas não foi possível, porque antes de nós temos de tratar da nossa casinha para o nosso bebé 💓










Sem comentários:

Enviar um comentário