quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Acompanhamento mais Específico – Dr. Vítor Rodrigues

Como vos tinha referido no post anterior -  Nem Menstruação, nem Positivos , decidi que teria de ter um acompanhamento de um médico mais especializado, e como a clínica Espaço Mulher tinha acordo com o meu seguro, marquei consulta com o Dr. Vitor Rodrigues (Ginecologista).



Chegámos ao consultório o Dr. foi muito simpático, quis saber a nossa história, o que nos tinha levado à consulta, e ver todas as análises que já tínhamos feito. Após ter verificado todos os exames, disse-lhe as palavras da minha “querida” médica de família que me disse ser normal estar há 7 meses sem menstruar. O Dr. Vítor ficou chocado, “7 meses é normal? Então a maioria das minhas pacientes que menstruam todos os meses é que não são normais. Chiça! Tudo bem que não são ginecologistas, mas os/as médicos/médicas de família têm de ter um pouco mais de sabedoria e aconselharem os pacientes de forma certa.” Enfim, ainda bem que deixei de esperar pela menstruação!

O Dr. Vítor pediu para fazer análises ao sangue (hormonais) e prescreveu Provera para menstruar. Ao fazer a ecografia o que é que diagnosticou meninas? SOP – Síndrome de Ovários Policisticos. 
Ok, a minha reacção foi “isso é muito grave?”. Não fazia a menor ideia do que era, mas coisa boa não deveria ser.
Então fica uma breve explicação do que é o SOP:

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca a alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção de hormonas masculinas (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.



Saímos da consulta por volta das 21h30, fomos para casa e quando me sentei no sofá disse ao M, “bem já vi que não vai ser tarefa fácil”. Ainda toda a aventura estava no início.




Sem comentários:

Enviar um comentário