quinta-feira, 7 de setembro de 2017

1ª Consulta de Infertilidade - Hospital Santa Maria

Meninas, acabei de chegar da 1ª Consulta de Infertilidade no Hospital Santa Maria (hoje, dia 06/09/2017), e se me perguntarem como me estou a sentir em apenas uma palavra eu digo-vos “APAVORADA!”. Completamente sem reação.



Passo a explicar-vos passo a passo para me conseguirem acompanhar. Acordámos bem cedinho, às 06h30, pois sabia que para ser atendida mais cedo o segredo está em conseguir chegar ao Hospital às 08h e tirar a senha (apesar dos médicos só começarem a chamar a partir das 9h da manhã). Chegámos eram 08h17, às 08h45 já estávamos a ser chamados, “ok está a fluir rápido, pensei”. Afinal, primeiro tínhamos de dar entrada na recepção, e depois íamos ter consulta com a Enfermeira, e depois sim com a Drª Joana Aidos. Esperámos mais um bocadinho, mas foi relativamente rápido, entrámos e fomos atendidos por uma enfermeira super simpática, e muito atenciosa. Fez-nos as perguntas báscias (bebe?fuma?etc), mediu-nos a cintura, perguntou o peso e altura. De seguida, deu-nos um papel com informação acerca da Infertilidade, com o mapa do Hospital (sim é mesmo preciso um mapa, é giganteeeee), e também o contacto mais directo da Enfermeira (que não me lembro do nome, ups!).


Da consulta com a Enfermeira estávamos despachados, next round – Consulta com a Drª Joana Aidos. Entramos na sala, uma Drª novinha (mas eu também sou..eheheh) e muito querida e simpática. Perguntou-nos ainda mais sobre nós (doenças de família, a duração dos ciclos, etc). De seguida, quando ia passar para a marquesa para que eu tirasse a roupa da parte de baixo para fazer uma observação e o toque (para tocar no colo do útero), perguntou-me se eu já tinha feito alguma “Histero…….”, e eu “O QUÊ? UMA QUÊ??”. Aquele nome era-me familiar, já tinha lido na Internet esse maldito exame para analisar o útero e as trompas, e também tinha visto que custa imenso. O nome correcto é Histerossalpingografia, mais um para o vocabulário de Infertilidade. Respondi que nunca tinha feito, e lá passei para a marquesa para fazer apenas o toque e a observação que não custou nada!




A Drª Joana indicou que estava tudo bem com a observação, reuniu todos os exames e disse “Agora vão aguardar aqui um pouco, porque vou discutir o caso com um colega mesmo da Especialidade de Procriação Medicamente Assitida, porque eu sou Interna na Área de Ginecologia, e os meus colegas da PMA é que vão indicar o tratamento.”

Ok, esperámos uns 10 minutos, e lá veio o que eu já temia (apesar de saber que a única solução é ICSI, há sempre uma réstia de esperança, verdade meninas?) “Então, realmente temos aqui um problema em comum, a L com ciclos anovulatórios, e o M com baixa qualidade no esperma. Para conseguirem engravidar é necessário que haja intervenção científica através da técnica de ICSI ( Intracytoplasmic Sperm Injection). O tempo de espera é de 1 ano a 1 ano e meio”.




De seguida deu-nos a “Bíblia dos Exames”:
  • Espermograma para o M;
  • Análises ao sangue para os 2;
  • Histero…bla bla para mim

Colocou-nos na lista de espera para o tratamento da ICSI, desejou-nos as maiores felicidades, e saímos do gabinete para ir marcar as Análises todas na secretaria. Ok, até aqui tudo bem no entanto tudo muda quando a Srª disse que para o exame “Histerossalpingografia” devo ir acompanhada, nunca em jejum e que poderia demorar até 2 horas. O meu coraçãozinho começou logo a saltar, e a pensar “Mas será que custa assim tanto que tenho de vir acompanhada?” Mau! Depois fomos ao bloco das Colheitas de Sangue que ficava na outra ponta do Hospital (parecia um peddy-papper). Quando lá chegámos, a sala mesmo à pinha não cabia mais ninguém, horrível mesmo!

Bem, enquanto esperava continuava a pensar no tal exame, e a ficar nervosa, ainda eu não sabia o que me esperava!! Quando se ouviu o ecrã a chamar uma nova senha (E43) era a nossa vez. A Srª indicou ao M que poderia tomar o pequeno-almoço antes de fazer as análises, e depois disse “A Srª L como vai fazer a prova da glicose deverá vir em jejum no mínimo de 8h depois a colega vai tirar sangue, e de seguida vai beber um suminho e ao fim de 2 horas tira novamente sangue.”Bem meninas caiu-me tudo, fiquei para morrer!!! Disse logo à Srª “Mas eu não estou grávida! Porque é que tenho de fazer este exame?” era óbvio que a Srª do atendimento não sabia (coitada que levou ali com o meu mau humor e pânico). Lembrei-me de imediato de quando a minha irmã estava grávida de ter feito este exame e dizer que custa horrores, pois se vomitarmos temos de repetir o exame noutro dia!



Ainda estou a escrever e cheia de pânico, fogo a sério tantos exames?!?!?! O M é muito atencioso e querido e odeia quando eu fraquejo (que foi o que aconteceu no balcão de atendimento). A Srª a perguntar quando é que eu queria marcar e eu sempre a adiar, depois o M super decidido “Fica para a semana!”. WHAT??? PARA A SEMANA??? NÃÃÃÃOOOOO!!!

Faltava ainda marcar o Espermograma, fomos até ao piso 1 do edifício e a Srª que marcou o exame indicou que as análises teriam de estar prontas antes de se fazer o Espermograma, e como nós marcámos para dia 15/09/2017, com certeza que daria para estarem prontas antes do dia 05/12/2017. No entanto, a Srª comentou que também poderíamos fazer as Análises ao sangue (incluindo a Prova da Glicose) aos sábados. Com esta dica tão boa, amanhã vou já tratar de reagendar estas análises. Porque fazer isto de manhã e ter de vir trabalhar à tarde é de loucos!!

Assim que saímos do Hospital, eu estava mesmo chateada, com tudo! Chateada com o facto de não conseguirmos ter um bebé de forma natural, chateada com tantos exames, e principalmente com esta coisa de ter de beber um líquido. BLHEC!!! Então, o M tenta sempre acalmar-me e ver as coisas do lado positivo, e disse-me “Tu só vês os piores casos, as pessoas que vomitam na prova, que se sentem mal. Mas acredito que apesar de ser um exame desagradável há pessoas que sentem apenas desconforto.”

Sim eu percebo que ele queira minimizar o problema, mas caramba PORQUÊ NÓS?!?!?!?!




7 comentários:

  1. Sim, a pergunta é sempre a mesma... Porquê nós?! Estou ha 15 meses a tentar engravidar e nada... Tb m foi diagnosticada SOP, ao marido é que não sei que ainda não fez exames, é a próxima fase. Já fiz Provera, Dufine, Dikirogen e Parlodel... A Ansiedade é muita... E quando vemos aquelas pessoas "ah, engravidei sem querer" "ah, comigo foi superrr rápido"
    Dói....
    Beijinho pra ti e td a correr bem! :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade Micas, concordo plenamente contigo...Dói, e muito!
    Mas nós somos Fortes, e o nosso dia também vai chegar!! ;)
    Sempre que precisares de falar, estou aqui :)
    Beijinho grande**

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Vi o teu blog e confesso que estou numa altura super em baixo, triste, so me apetece desaparecer. Sofri 2 abortos retidos , 1 deles foi a 1ano e 4meses. Agora ja preenchi um questionario do casal e ja enviei, ja sei que vou ser seguida em consulta de infertilidade em santa maria. Mas sera que demora assim tanto tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Lamento imenso a tua perda, mas aredita que agora vai dar tudo certo! Sim, é verdade o tempo entre consultas é muito, mesmo! A partir do momento que fazem o diagnóstico e que é necessário fazer FIV/ICSI o tempo de espera é 1 ano...Não é fácil de passar, confesso. Mas "Nunca desistas de um sonho apenas pelo tempo que vais levar a realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma" ;) Beijinho e Força!

      Eliminar
  4. Ola boa noite a todos gostaria de perguntar Após a primeira consulta vamos outra vez para lista de espera eu já tenho 36 anos e sei que vai ser inaugurado vitro

    ResponderEliminar
  5. Olá também estou a ser seguida no hospital santa Maria já estive na primeira consulta o doutor passou uns exames de genética para mim e o marido a próxima consulta está marcada para daqui um mês e meio e aí sim vamos saber o resultado dos exames e o que fazer já tive 2 abortos e agora não consigo engravidar mas acredito que vai dar tudo certo desta vez

    ResponderEliminar