quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Dias 5 e 6 - A evolução



* Dia 5 - 26/11/2018*

Então no dia 26/11/2018 foi o dia 5 dos nossos embriões. Como tenho estado em casa de baixa médica, por causa das dores da Punção (de 21/11/18 a 27/11/2018), estive o dia todo super ansiosa pela chamada da clínica...O telemóvel teimava em não tocar, até que pelas 18h recebi a tão esperada chamada, íamos saber quantos embriões iriam ser criopreservados.

A embriologista muito simpática e carinhosa, diz então que dos 12 embriões fecundados, já criopreservaram 1 Blastocisto e ainda estavam em observação mais 7.

O QUÊ??? APENAS 1??? Bem eu tremia por todos os lados, mas assim que ela disse o resultado eu chorava tanto que até soluçava. Pedi desculpa à embriologista, e arranjei forças para perceber melhor todo o processo!

Então no dia 5 (dia 26/11/2018) o único embrião que foi criopreservado já iniciou a eclosão e está classificado como B+ pois a parte do embrião está subclassificado como classe A e a placenta como classe B. A Drª indicou que é um embrião de muito boa qualidade. É claro que podia ser ainda melhor, eu sei perfeitamente disso.

De seguida, questionei se os nossos embriões no geral não eram muito bons, se tinha haver apenas com os espermatozóides do M, com os meus ovócitos, ou com a junção de ambos os gâmetas. E a resposta da Drª foi clara, os meus ovócitos não têm muita qualidade, e os espermatozóides do M também não... E aqui foi mais um balde de água fria 😔

Entretanto a Drªa deu-me coragem e disse "L tenha calma. Temos 1 embrião, e até amanhã vamos ver o desenvolvimento dos restantes 7".

 *Dia 6 - 27/11/2018*

Este dia foi complicado a passar... Queria receber a chamada para saber como estava o desenvolvimento dos restantes 7 embriões. Sempre que o telemóvel tocava o meu coração parecia que ia explodir!!! Eram 16h em ponto, e lá estava no ecrã a chamar "IVI", desta vez não era a mesma embriologista, era um Dr. que falava em espanhol, mas nós entendemo-nos.

Deu-nos uma excelente notícia. Ainda criopreservaram mais 2 embriões (Blastocistos)!!! 😃🍀🍀

Em termos de classe, o Dr. classificou como sendo 1 é B e outro é C. No relatório, que recebemos posteriormente, verificámos que 1 está também no início da eclosão e outro é considerado Blastocisto Expandido.

Agora já está marcada nova ecografia para dia 06/12/2018 pelas 09h45 com o Dr. Sérgio Soares. Nesta consulta além de analisarmos os ovários, o útero e o endométrio vamos também saber qual vai ser o plano para a transferência!!! YEAHHHH!!!! 😃😃🎉🎉

Eu não estou com pressa, apesar de querer o nosso bebé o mais rápido possível, tenho os pés bem assentes na Terra e quero fazer tudo no tempo certo.

Porque grandes decisões não devem ser tomadas por impulso!! Quero ter a certeza que o meu corpo já está preparado para receber o nosso embrião saudável e lindo!!


2 comentários:

  1. Olá L. Ontem descobri o seu blog numa das muitas pesquisas que tenho efetuado e fiquei tão esclarecida com tudo o que li.
    Deste lado estamos a começar a entrar no processo, sendo que ainda são muitas as dúvidas por esclarecer. Até agora o problema está na ovulação irregular com ciclos de 22/26 dias e o temível palavrão: oligoastenoteratozoospermia. Ainda me falta realizar o HSG (talvez seja chamada em Dezembro) para podermos saber ao certo todas as dificuldades com as quais teremos de lidar.
    A esperança continua lá, mesmo 13 meses depois de tomarmos a decisão das nossas vidas.
    Estou a torcer por ti e deste lado continuarei a seguir cada passo do teu processo que em muito se parece com o meu =) um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá :) Fico muito feliz por saber que posso ajudar também outras pessoas! Espero que corra tudo super bem convosco. Um beijinho enorme e muita força! Vai correr tudo bem ;)

    ResponderEliminar