quinta-feira, 6 de dezembro de 2018



Hoje, dia 06/12/2018 foi dia de nova consulta para saber como estão os ovários e o endométrio depois da Punção, e também de fazer um briefing sobre o resultado da ICSI.

Disse-nos que o resultado foi áquem da média normal pois de 20 ovócitos maduros, 12 fecundaram e apenas 3 foram criopreservados não é de todo um padrão expectável, no entanto disse que temos 1 embrião de boa morfologia, o 2º embrião bom e o 3º embrião também poderá dar fruto mas como já é de classe C não é tão bom...Mas como ele disse "temos tudo para avançar e ter sucesso!".

Depois fui fazer a ecografia onde se verificou que ainda tenho os ovários um pouco grandes, mas pelo que o Dr. Sérgio disse é normal no 1º ciclo depois de toda a estimulação que houve.

Assim que terminámos a Ecografia, o Dr Sérgio questionou-nos se pretendíamos fazer a transferência já este mês de Dezembro, e posso dizer que em casa depois da punção sempre definimos que o corpo precisava de descanso e que a transferência apenas seria de Janeiro para a frente. Então e o que respondemos ao Dr.? "Sim Dr. podemos avançar com tudo para fazer a transferência este mês de Dezembro".

WHAT?!?!?!?!?! Bem, parece que ficámos em modo freeze, totalmente paralisados e a aceitar tudo o que nos estavam a dizer!!

Então o Plano definido foi começar hoje dia 06/12/18 pensos de Estrofem (porque tenho muitos enjoos quando é em comprimido), ir a nova ecografia dia 14/12/2018 e, caso o endométrio esteja bem grossinho e os ovários também dentro da normalidade fazer  a transferência dia 20/12/2018.

No momento, tudo nos pareceu excelente! E até disse ao Dr. "Seria o presente de Natal mais esperado de sempre!". E assim saímos da clínica todos felizes e contentes.

Assim que fecho a porta da clínica, e dou uns 4 passos digo ao M "Amor, isto não faz sentido! Eu ainda tenho os ovários grandes, o meu corpo ainda está a recuperar da punção. Acho que é tudo muito precipitado". Ao que ele me disse que concordava totalmente comigo e que ainda por cima tínhamos definido que depois da punção eu iria querer repousar 15 dias em casa...Se a transferência for a 20/12/2018 como é que vou repousar?!?! Natal...Passagem de Ano...Não Não!!

Voltámos para trás fomos novamente à clínica para saber se ainda era possível falar com o Dr. Sérgio, mas este estava em consultas e não podia atender, pelo que assim que pudesse me iria ligar.

Entretanto, por volta da hora de almoço, recebi o telefonema e indiquei que como é Natal e Passagem de Ano é melhor adiarmos a transferência. E então o Dr. disse que não haveria nenhum problema e que das duas uma, ou ligava assim que viesse a menstruação ou em Janeiro marcava uma ecografia para ver como estava e verificarmos quando iniciava a preparação para a transferência.

Ainda não decidimos o que iremos fazer, nem quando marcamos nova consulta...Agora ainda queremos assimilar e pensar em tudo com muito detalhe, e Amor.

Da pressa só fica o cansaço! As coisas têm de ser feitas com calma...Não posso fazer tudo rapidamente porque a pressa é inimiga da perfeição.

E nós queremos ter sucesso no tratamento!! 💖

Imagem relacionada

quarta-feira, 28 de novembro de 2018



* Dia 5 - 26/11/2018*

Então no dia 26/11/2018 foi o dia 5 dos nossos embriões. Como tenho estado em casa de baixa médica, por causa das dores da Punção (de 21/11/18 a 27/11/2018), estive o dia todo super ansiosa pela chamada da clínica...O telemóvel teimava em não tocar, até que pelas 18h recebi a tão esperada chamada, íamos saber quantos embriões iriam ser criopreservados.

A embriologista muito simpática e carinhosa, diz então que dos 12 embriões fecundados, já criopreservaram 1 Blastocisto e ainda estavam em observação mais 7.

O QUÊ??? APENAS 1??? Bem eu tremia por todos os lados, mas assim que ela disse o resultado eu chorava tanto que até soluçava. Pedi desculpa à embriologista, e arranjei forças para perceber melhor todo o processo!

Então no dia 5 (dia 26/11/2018) o único embrião que foi criopreservado já iniciou a eclosão e está classificado como B+ pois a parte do embrião está subclassificado como classe A e a placenta como classe B. A Drª indicou que é um embrião de muito boa qualidade. É claro que podia ser ainda melhor, eu sei perfeitamente disso.

De seguida, questionei se os nossos embriões no geral não eram muito bons, se tinha haver apenas com os espermatozóides do M, com os meus ovócitos, ou com a junção de ambos os gâmetas. E a resposta da Drª foi clara, os meus ovócitos não têm muita qualidade, e os espermatozóides do M também não... E aqui foi mais um balde de água fria 😔

Entretanto a Drªa deu-me coragem e disse "L tenha calma. Temos 1 embrião, e até amanhã vamos ver o desenvolvimento dos restantes 7".

 *Dia 6 - 27/11/2018*

Este dia foi complicado a passar... Queria receber a chamada para saber como estava o desenvolvimento dos restantes 7 embriões. Sempre que o telemóvel tocava o meu coração parecia que ia explodir!!! Eram 16h em ponto, e lá estava no ecrã a chamar "IVI", desta vez não era a mesma embriologista, era um Dr. que falava em espanhol, mas nós entendemo-nos.

Deu-nos uma excelente notícia. Ainda criopreservaram mais 2 embriões (Blastocistos)!!! 😃🍀🍀

Em termos de classe, o Dr. classificou como sendo 1 é B e outro é C. No relatório, que recebemos posteriormente, verificámos que 1 está também no início da eclosão e outro é considerado Blastocisto Expandido.

Agora já está marcada nova ecografia para dia 06/12/2018 pelas 09h45 com o Dr. Sérgio Soares. Nesta consulta além de analisarmos os ovários, o útero e o endométrio vamos também saber qual vai ser o plano para a transferência!!! YEAHHHH!!!! 😃😃🎉🎉

Eu não estou com pressa, apesar de querer o nosso bebé o mais rápido possível, tenho os pés bem assentes na Terra e quero fazer tudo no tempo certo.

Porque grandes decisões não devem ser tomadas por impulso!! Quero ter a certeza que o meu corpo já está preparado para receber o nosso embrião saudável e lindo!!


sexta-feira, 23 de novembro de 2018



Então dia 22/11/2018 foi o Dia 1, o dia em que soubémos quantos ovócitos estavam maduros e quantos tinham fecundado 😍

Perto das 12h45 recebo a chamada da clínica a indicar todas as novidades, que são as seguintes:

Número de Ovócitos Recolhidos: 26

Número de Ovócitos Maduros: 20

Número de Ovócitos Fecundados: 12

TÃO BOM!!! Confesso que me cairam as lágrimas de emoção, mesmo!!

Agora vamos aguardar o seu desenvolvimento e, teremos mais novidades no próximo dia 26/11/2018, pois é quando os embriões completam o seu dia 5, dia em que vão ser vitrificados até a mamy estar pronta para a sua recepção!!!

ESTOU FELIZ! E, com os pés bem assentes na terra 😉

Resultado de imagem para fé e esperança

Bem nem sei bem como partilhar este dia convosco...mas vou tentar ser o mais pormenorizada possível, pois adoraria ter encontrado um post tão completo como este que vou fazer.

Então, como a punção estava marcada para o dia 21/11/2018 às 10h30, e como vivemos a cerca de 40km da clínica e eu fico stressada só pelo facto de sair de casa em jejum e ainda ter de andar no trânsito e fazer toda essa logística optámos por passar a noite de 20 para 21 Novembro no Hotel DAH em Lisboa. Foi baratinho e fica apenas a 5km da clínica, portanto foi, sem dúvida, a melhor escolha.

Mas como bem sabem nós temos o nosso docinho K, e obviamente não o iamos deixar sozinho em casa uma noite toda mais o tempo que fosse preciso até chegarmos da punção. Então, foi nesse intuito que contámos à minha sogra a nossa história e lhe pedimos que passasse a noite cá em casa com o docinho. E, assim foi já descansados fomos até Lisboa às 21h 😊

Chegámos ao Hotel, o M entusiasmado com o quarto de Hotel e a comentar tudo, e eu estava mesmo a começar a ficar em pânico...Só pensava "Caramba, está mesmo a acontecer...Ao fim de tanto tempo de espera amanhã é a nossa vez"...M E D O O O 

À noite o M adormeceu perto das 23h, e eu desliguei a tv por volta da 01h30 da manhã...Simplesmente não dormi nadaaaa...Foi super cansativo estar uma noite toda a pensar em tudo. O medo do desconhecido é tramado!

Toca o despertador às 08h45, levantámo-nos, tomámos um duche e seguimos para a clínica. Só queríamos despachar rapidamente este tema e ir para casa.

Chegámos à clínica ainda era 09h40, aguardámos, aguardámos e nunca mais nos chamavam (o que era normal tínhamos ido super cedo). Por volta das 10h15 ouvi o meu nome e o nome do M, era a nossa vez!

A caminho do nosso quarto, a enfermeira fez-me as perguntas da praxe: "se estava em jejum há 8 horas, de comida e água", e se tinha tomado o Antibiótico na noite anterior ao que respondi que estava em jejum, mas que não tinha tomado o antibiótico pois foi combinado na última consulta que seria administrado na veia. Se tiverem essa possibilidade façam-no! Pois dizem que aquele antibiótico é forte para o estômago e pode provocar náuseas/vómitos.

De seguida, chegámos ao quarto parecia mesmo um quarto de Hotel! T O P 😊

Super elegante e clean, uma wc privada que até tinha duche e no quarto a cama e uma poltrona.

Entretanto, a enfermeira pediu que vestisse uma bata, e um robe e calçasse aqueles chinelos descartáveis. Assim fiz, e esperámos, esperámos e ela nunca mais voltava ao quarto. Até que perto das 10h40 disse ao M que já não me estava a sentir bem, que estava fraca e com tonturas (tendo em conta que não comia nada desde a 00:40) então ele foi chamar a enfermeira que me colocou a soro pois ainda teria de aguardar mais um pouco para ir para a sala de intervenção.

Depois estava deitadinha na cama a receber o soro e a tentar acalmar-me, mas foi uma missão completamente mal sucedida, eu tremia por todos os lados e garanto-vos que não era frio 😋

Assim que o soro acabou, o M ligou para a enfermeira (existe um telefone no quarto para ligar diretamente) a dizer que já tinha terminado o frasco e a perguntar se ainda demorava ao qual ela responde que já estava quase.

Mais um tempo à espera, e por volta das 11h15 veio a Anestesista ao quarto. Mais uma vez, as perguntas de triagem: "peso, altura, se já tinha levado alguma anestesia e se tinha alguma alergia que conhecesse". Indiquei todas as informações e ela disse "vou apenas ver se a sala já está pronta e já a venho chamar".

Assim foi, esperei mais uns 5 minutos e ali estava ela "Então L, vamos? Agora vai a pé porque ainda está bem" ao que eu respondi "Sim prefiro ir a pé do que ir na cama, isso faz-me parecer doente"😄

Antes de entrarmos na sala, a Drª colocou-me uma toca na cabeça e aquelas protecções descartáveis nos chinelos, e assim entrei para a sala.

Deparei-me com uma recepção excelente, a equipa não podia ser mais simpática! Aproximei-me da maca, deitei-me e continuava a tremer...Estava com tanto medooo. Então quando me deitei não parava de dizer "Dra estou super nervosa, mesmooo". Como se fosse adiantar grande coisa...enfim.

É então que a Anestesista veio para o meu lado esquerdo, onde já tinha o cateter colocado por ter levado soro, e com grande sorriso só me disse "Tenha calma, vai correr tudo bem" e ainda me lembro de dizer "Dra estou a ficar super tontaaaa"..ZZZZZZZZZZZZZZZZ APAGUEI!!!!

Que sensação!!! E sabem que mais, detestei!!! Horrível, durante uns 3 segundos a ver tudo completamente desfocado, que horror.

Bem é então que acordo virada de lado na cama já no meu quarto. Aí sim senti-me tão comfortável e quentinha. Mal abri os olhos vi o M super desfocado, ele tinha uma blusa verde vestida eu lembro-me dela cinzenta...ahahah 

Super amável, disse logo "Amor está aqui sumo e bolachinhas. Tens de comer" e lembro-me de lhe dizer "Calma, estás muito acelerado eu estou a morrer de sono, a sério preciso de dormir". 

Entretanto, chega a enfermeira a indicar ao M para ir fazer a recolha do esperma, para dar início ao procedimento 😍

Aproveitei enquanto ele foi a wc do quarto para dormir mais um bocadinho...ahahah Depois quando ele ligou à enfermeira a dizer que já tinha feito o seu trabalho, fui-me levantando na cama devagarinho, muito devagarinho e estava super zonzaaaaaa. Comi, bebi o sumo e ainda estava à procura de mais bolachas de água e sal no pacote e o M tirou-me o pacote e lembro-me de lhe dizer "Então, eu quero mais!" e ele "Já acabou, já comeste tudo" ahahah

Depois perguntei-lhe como passei da maca, para a cama e ele disse que foi ele e a enfermeira, e que eu estava mesmo um peso "morto", nem me mexia, a enfermeira ainda falou comigo e o M disse que eu falei para dentro não se percebeu nada... Imagino 😄

E, ainda perguntei ao M quanto tempo demorou a intervenção, e ele disse que tinha sido 30min, e que já estava preocupado até tinha aberto a porta do quarto para ver se ouvia alguma coisa... Acredito, eu também ficava nervosa, a Anestesista quando se fomos embora disse para ele aguardar cerca de 15 a 20min, aquele tempo de espera sem saber como a pessoa que amamos está não deve ser fácil.

Entretanto ao fim de pouco tempo entrou outra enfermeira no quarto (que penso que estava na punção) a indicar o número de ovócitos que foram retirados.

E, qual não foi o meu espanto quando ela disse "26!!!"...WHAT??? TANTOOSS?? Eu sei que tenho Ovários Policísticos e, sim a probabilidade de ter muitos ovócitos era elevada, mas tantos!! Caramba!! Mas, sem dúvida, uma excelente notícia 😃

Depois, começou a pior parte, o caminho para casa... QUE DORES!!!! Custava a andar, estava zonza, meu Deus só queria chegar a casa. Durante o caminho ainda me senti um pouco enjoada, mas ia molhando a cara com água e o M ia falando comigo, mas notava-se que ele estava super nervoso.

Assim que chegámos a casa foi mesmo ouro sobre azul...Ver o meu docinho lindo, a minha sogra e o meu sofáaaaaa!! Foi horrível, com tantas dores sair do carro e chegar ao sofá. 

Mas tudo por uma causa, MUITO MAIOR!!!! 😍

Resultado de imagem para frases esperança















segunda-feira, 19 de novembro de 2018






Mais uma visita à Ivi. Hoje fomos à última ecografia de monitorização antes da punção.

Hoje foi com o Dr. Samuel Ribeiro, e honestamente não houve 'química', nem muita ligação. Não gostei muito desta consulta,mas fora o lado mais pessoal verificou que no ovário do lado esquerdo tinha 9 folículos com mais de 15mm e no lado direito 7 folículos com mais de 15mm. Não indicou a espessura do endométrio, e eu nem perguntei (entrei hoje para a clínica cheia de nervos e só queria ir embora).

Tendo em conta que corro o risco de Hiperestimulação, o médico indicou que os embriões (sim vão ser muitos e saudáveis porque já pedi muito ao Universo para que assim seja) terão de ser congelados e aguardarem para quando a mamã já estiver com todos os valores hormonais e os ovários estáveis serem transferidos (apesar do facto de que devido ao meu baixo peso, apenas poderei transferir 1).

De seguida fui, novamente, tirar sangue para verem se os valores estão estáveis e aí tive um mini ataque de nervos. Só me apetecia chorar com medo da punção e de todos os riscos que possa trazer... Então as enfermeiras que lá estavam tentaram tranquilizar-me, e disseram que as pessoas acordam bem e é tudo muito mais calmo do que aparenta ser,a ver vamos... 

Entretanto  indicou que fossemos para casa para eu levar mais uma injeção de Orgalutran, para precaver uma ovulação espontânea e, à meia noite levar a injeção Decaptyl.

Amanhã dia 20/11/2018 tenho folga de medicamentos e injeções.. Yeahhh 😀

E a punção ficou marcada para o dia 21/11/2018 às 10:30.🍀💝


domingo, 18 de novembro de 2018



Dia 16/11/2018 fomos novamente à IVI para realizar a 3ª Ecografia de Monitorização.

Resultado:

Endométrio: 10mm

Ovário Direito (8 folículos): Média de 13mm

Ovário Esquerdo (12 folículos): Média de 13mm, sendo que um folículo já estava com 16mm

Indicações: Continuar com o Gonal (baixar a dose de 150 para 100) e o Orgalutran (detesto esta injecção, dói tantoo)

Também fiz análises ao sangue para verificar os valores do estradiol, e as enfermeiras ficam de telefonar caso seja necessário efetuar alguma alteração na medicação. Que não foi o caso, manteve-se as indicações da Dra. Catarina Godinho.

E, de seguida marcar a 4ª Ecografia + Análise ao Estradiol dia 19/11/2018.

Resultado de imagem para aguenta que ja falta pouco

sexta-feira, 16 de novembro de 2018



Mais uma voltinha! Na 4ª feira, dia 14/11/2018, fomos à 2ª ecografia de monitorização.

O resultado da eco foi o seguinte:

Endométrio: 9,5mm

Ovário Esquerdo: 8 folículos com uma média de 10,5mm

Ovário Direito: 8 folículos com uma média de 10,5mm

Este dia foi complicado em termos psicológicos. Estava super nervosa, só me apetecia chorar. A sorte é que depois da consulta fiquei bem mais calma.

Isto realmente as hormonas são tramadas!

Resultado de imagem para ha dias mais complicados

segunda-feira, 12 de novembro de 2018




Hoje, lá fomos nós para mais uma consulta, desta vez a 1ª Ecografia de Monitorização.

Então, contabilizou-se:

Ovário Direito: 7mm | 7mm | 7,5mm | 6mm | 6mm | 5mm | 5mm | 5mm

Ovário Esquerdo: 9mm | 9,5mm | 10mm | 10,5mm | 7mm | 7mm | 6mm | 6mm

Endométrio: 6,5mm

Pelas palavras do Dr. Sérgio, a punção está prevista para dia 19/11/2018, Que Medooooo!!!!

De seguida, fui tirar sangue para analisarem os valores do estradiol. Se não me ligarem é porque mantenho a medicação conforme indicado, hoje Gonal, amanhã (13/11/2018) Gonal + Orgalutran. Depois dia 14/11/2018 nova ecografia :)


Estamos no caminho certo, assim espero :)

Resultado de imagem para mensagem do dia

terça-feira, 6 de novembro de 2018




Olá meninas,

Chegou o dia que mais ansiei durante estes 2 anos e 7 meses - Vamos começar o tratamento!! 😃 😍

Ontem como chegou a menstruação, liguei para a IVI para marcar a ecografia. Como não havia vaga, ficou marcada para hoje (06/11/2018) às 8h15, com a Dra Catarina Godinho.

Depois de madrugarmos, lá estavamos nós prontos para nova avaliação 😊

Há hora marcada fomos chamados para a consulta e inicámos a ecografia. Pelas palavras da Dra. "está tudo perfeito". E, enquanto me estava a vestir a auxiliar já estava a apontar todas as indicações do tratamento mas eu ainda não me tinha apercebido (porque estava noutro lado do gabinete). Assim que cheguei à secretária o M já olhava para mim com aquela cara de felicidade...e foi aí que entraram os nervos e me apercebi da situação. Pergunto então: "Dra, vou começar os tratamentos hoje?", "Sim L, está tudo pronto para começarmos". 

GOOODDD, as minhas mãos tremiam por todo o lado, nem queria acreditar!!

Imagem relacionada

Sabem aquela sensação de querer muitoooooo, e estar cheia de medooooo???? É assim que me sinto!!

Então o Plano de Tratamento é o seguinte:

Dias 6,7 e 8 Novembro 2018: 1 Injecção de Orgalutran às 23h
Dias 9,10 e 11 Novembro 2018: 1 Injecção de Gonal - 150mg às 23h
Dia 12 Novembro 2018: Nova Ecografia + Análise ao Estradiol (caso seja necessário) com o Dr. Sérgio Soares

A Dra. desejou-nos toda a sorte e fomos então ter com a Enfermeira para nos explicar como tudo se administra.

Enquanto esperávamos pela Enfermeira só dizia ao M "Não, não eu não estou preparada!!É tudo o que mais quero, mas tenho tanto medoooo!" e, o M (sempre com a sua paciência e calma) diz "Amor, lembra-te destes 2 anos e 7 meses, toda a espera e ansiedade que já sofremos. É agora, vamos iniciar e, vai correr tudo bem! Eu não vou deixar que nada de mal te aconteça, acredita! Agora, por favor, foca-te porque como falas com as tuas amigas no forúm com certeza que terás algumas dúvidas, que eu possa não me lembrar".

Resumindo, a Enfermeira falou inteiramente para o M e, eu simplesmente acenava com a cabeça..Ahahahah

Chegou o momento de saber que sou Super Forte, e que irei aguentar tudo!!

Bebé, os pais e o mano K têm estado a aguardar, mas agora vamos começar o novo caminho! 😍

Resultado de imagem para inicio

Vamos lá!!!

Resultado de imagem para positivas frases

domingo, 28 de outubro de 2018





Olá a todas que nos acompanham nesta batalha,

Conforme vos disse no post anterior, Novidades, dia 26/10/2018 tivemos de acordar às 06:00 para ir então fazer análise à Progesterona na IVI. Chegámos eram 08:25 e, para não variar muito, estava super nervosa. Tão nervosa que demos entrada na recepção e fui logo chamada mas antes tive de ir à wc 😂 Saí fui logo para o gabinete, foi super rápido, e só senti a picada quando a enfermeira tirou a agulha.

De seguida, indicou que iam ligar até ao final do dia para dizer qual era a medicação que iria fazer (pois dependia se já tinha ovulado ou não).

Quando fomos embora para o trabalho (eram 08h37), perto do metro estava um mupi com publicidade ao Martini que dizia "As memórias começam aqui", e eu ainda estava com os efeitos dos nervos quando o M me disse "Vê o que está escrito no mupi", eu olhei, sorrimos e ele diz "Vês amor, tens de olhar para os sinais" 😉 É tão bom saber que posso contar com ele para me acalmar, e que estamos nesta batalha os dois juntos!

Eram 17:30 quando vejo uma chamada no telemóvel "IVI", fiquei toda nervosinha pois estava no trabalho. Então quando estava a dirigir-me para a rua atendi e meti a chamada em alta voz 😲 A sorte foi que apenas se ouviu "Olá boa tarde estou a falar com a L?" entretanto consegui tirar do alta voz...pior era se tivessem ouvido a parte seguinte: "Fala a enfermeira XX da IVI" Ahahaha, que sorte! Ufa 😜

Já num lugar seguro, a enfermeira transmitiu-me todas as indicações: "L, perante a análise verificou-se que ovulou portanto agora temos de induzir a menstruação. Vai tomar Estrofem 1 comprimido de 12 em 12 horas, a seguir às refeições, até vir a menstruação e depois liga para cá para vir fazer ecografia no 1º dia da menstruação".

Resultado de imagem para estrofem

Então, assim estou a fazer desde 26/10/2018 às 20:35 a tomar a nova medicação 😊

Imagem relacionada


sexta-feira, 19 de outubro de 2018




Olá meninas,

Hoje, dia do meu aniversário (19/10/2018), recebi um excelente presente de aniversário. Então, como vos tinha contado no post anterior, o Dr. ficou na dúvida em relação ao valor da análise Hidroxi Progesterona e pretendeu que eu fizesse novamente para saber como estava neste momento.

Fiz a análise dia 16/10/2018 e no dia 18/10/2018 recebi os resultados!! Pelo que eu tinha interpretado estava dentros dos valores normais mas, como é óbvio, não tinha a certeza.

Então ainda na noite de 18/10/2018, tal como pedido, enviei email ao Dr. com os resultados, e recebi a resposta logo ao meio dia de hoje, a indicar que o valor estava normal e podíamos marcar a consulta dos resultados, na qual julgávamos que íamos dar efetivamente ínicio ao tratamento.

Então, consegui consulta hoje, às 17h, e lá fomos nós até à clinica. Confesso que, para variar, ia super nervosa pois achava que as picas iam começar.

Parece pontualidade britânica, mas chegámos eram 16h59, e às 17h00 já estavamos no gabinete médico.

O Dr. durante a consulta reforçou que o valor da análise estava ok, e que para começarmos só tinhamos de analisar os ovários.

Fiz então a 1ª ecografia na IVI, e realmente não tem nada haver com todas as que já tinha feito. Em primeiro lugar porque pela 1ª vez o M viu a ecografia e, em segundo lugar porque o aparelho era super requintado, pois via-se super bem os ovários. Num deles contávamos alguns folículos, mas o normal para quem tem SOP, assim que mudámos de ovário o Dr. abanou a cabeça e disse " Pois é, nem sempre é como gostaríamos. Ainda não é possível iniciar o tratamento, pois está ali um folículo com 18mm e o endométrio também está muito espesso, o que significa que vai menstruar."

Então o Plano neste momento é fazer análise ao sangue (Progesterona) dia 26/10/2018 para ter a certeza que já houve ovulação. Caso já tenha ovulado, os passos seguintes são tomar medicação para menstruar, e de seguida tomar uma pílula para então fazer reset aos ovários...algo que julgávamos que eu estava a fazer...

Confesso que fiquei um pouco desiludida, pois apesar de estar super nervosa, tinha esperança que ia já começar!

Resultado de imagem para calma frases

quarta-feira, 17 de outubro de 2018


O grande dia chegou!! 😃 Ontem (16/10/2018) saímos de casa às 07h30 da manhã e fomos em direcção à Clínica IVI para a nossa primeira consulta.
Durante o caminho fiz questão de nem falar no assunto, falámos sobre o trânsito, sobre outras coisas triviais mas não iamos abordando o tema. 
Foi então que chegámos, eram 08h45 (sabia que devia chegar uns 15 minutinhos antes para preencher uns documentos administrativos). Ainda antes de entrarmos pergunto ao M "Nervoso?", e ele, que penso ser a pessoa mais calma que conheço, responde "Sim amor. É o início da realização de um sonho. Estamos à espera há muito tempo. Estou nervoso." E, sorrimos :)
Posso dizer-vos que assim que entrámos na clínica o meu coraçãozinho ia explodindo, meu Deus eu estava tão nervossaaaaaaa!!!!
Penso que depois de 2 anos e 6 meses à espera seja normal aquela sensação de Felicidade e Receio ao mesmo tempo.
Quando entrámos, dirigimo-nos à recepção, entregámos o Termo de Responsabilidade do Hospital de Sta. Maria e tive de assinar uma documentação, e aqui (culpa dos nervos) aconteceu um episódio engraçado, o rapaz da recepção pediu que eu assinasse um documento e não é que o M começa a assinar e a meter o nome dele?!?!?! 😁 Eu a dizer "M sou eu que tenho de assinar!" e ele não ouvia, entretanto já era o rapaz a dizer "desculpe mas é a Srª quem tem de assinar", até que lhe tive mesmo de dar um toque no braço para ele não continuar a escrever...Ahahahah 
Entretanto, esperámos na sala de espera cerca de 2min e fomos chamados para uma outra sala da recepção para assinarmos mais documentos, eu estava tão nervosa que tinha de pensar tanto para escrever simplesmente o meu nome 😉
Entretanto, já eram 09h00 (hora da consulta) e a Srª disse para esperarmos na sala de espera que o Dr. Sérgio já nos ia chamar, penso que aguardámos 3min (e não estou a exagerar, foi mesmo super rápido).
Cumprimentei o Dr. e pensei mesmo "É agora! O grande momento já chegou, vamos começar!". À porta do gabinete estava também muito simpática uma Drª (que acompanhou a consulta, penso que estava em fomação).
Sentámo-nos e então o Dr. pergunta "Muito bem, como podemos ajudar?". E então fiz um resumo de toda a nossa história, e começámos a mostrar todos os exames. De seguida, o Dr. pergunta como é o meu ciclo menstrual, pelo que lhe mostro a minha tabela do ciclo menstrual anual 2017/2018...Ahahahah 😀 Quando o Dr. viu a minha organização só disse "Adorava que todas as pacientes fossem assim, era tudo tão mais fácil." 😉
Após toda a nossa conversa, o Dr. indica "Vou então apresentar o vosso Plano de Tratamento", pega numa folha branca e começa a desenhar uma linha para simular o tempo do tratamento.
Aqui já estava a começar a sentir os nervos a aumentar...De seguida, após a apresentação do Plano indicou que, como eu tenho Sindrome Ovários Policisticos, estou quase sempre em modo "reset", quer isto dizer que podíamos avançar com o tratamento já (sem aguardar pela menstruação e, de seguida, a toma de uma pílula para então fazer "reset" aos ovários). E aqui, quase que o coração ia saindo, estava a começar o medooooo!!
Resultado de imagem para afraid woman
Nada desse cenário havia sido planeado por mim e pelo M, como ele disse: "A mim fez-me enorme confusão em termos de timmings, imagino a ti..Até deves ter dado mortais cerebrais" 😁
No entanto, houve um pequeno (grande) pormenor, o Dr. verificou que um dos valores das análises hormonais estava alto, mais propriamente a análise 17 alfa hidroxi progesterona, e se avançássemos já para o tratamento e, caso o resultado seja positivo, poderia existir 1/4 de probabilidade do bebé apresentar uma mutação genética - Hiperplasia Supra Renal. Então, como eu disse ao Dr. primeiro pretendemos ter a certeza que neste momento o valor já está regularizado e, só depois avançamos. O tratamento já é TÃO COMPLEXO, não vamos estar com mais uma preocupação acrescida. Então, o Dr. deu-nos o pedido de análise e vamos aguardar até termos o resultado e sabermos quando podemos começar!!!!
Assim que saímos da clínica eu continuava a tremer por todos os lados, até disse ao M que estava tonta e maldisposta. Foi muita emoção, o dia chegou e estava realmente Feliz! 💓
Entrámos no carro, a sorrir, e decidimos ir logo fazer a análise requerida pelo Dr.(como ainda era 09h50 tinhamos tempo).
Durante o caminho, tive ainda mais certeza que o M é o meu verdadeiro companheiro de "viagem" e, é com ele que quero estar a minha vida toda! Eu suspirava, melindrava e, ele "Amor, calma! Eu vou estar SEMPRE ao teu lado, vou apoiar-te em todos os momentos, como tenho feito até agora.Não tenhas receio das picas, vou ser eu a dar-te e sabes que sou um excelente enfermeiro...ahahah. Não tenhas medo da punção, eu vou lá estar ao teu lado quando acordares. Não vou deixar que ninguém te faça mal! Confia, que tudo vai correr bem, e mais cedo do que pensamos iremos ter o nosso bebé ao nosso lado e ao lado do mano K." 👪🐕
E, assim será sempre todos juntos, porque somos uma verdadeira família 😉
Resultado de imagem para frases caminho

por isso mesmo girl,

Resultado de imagem para vai correr tudo bem frases


quarta-feira, 10 de outubro de 2018



Dia 08/10/2018 às 08h23, lá estávamos nós no Hospital Sta Maria para ir levantar 'O PAPEL'.

Desde a primeira consulta de infertilidade que nomeámos o Termo de responsabilidade para iniciar o tratamento na IVI, como sendo - 'O PAPEL', devido a toda a importância que todas nós sabemos que tem.

Ora nesta consulta, fiz a que espero ser a última ecografia no Sta. Maria e, a Dra. indicou que com o endometrio e o útero 'muito bonitos' estou preparada para começar esta nova fase 😀

Então, assim que nos estávamos a despedir, a Dra. estagiária disse-nos 'muito boa sorte, e L tem de estar mais positiva' ao que respondi 'sim Dra estou positiva e muito pés na terra porque sei o que pode acontecer.. Quero que seja um dia de cada vez'.. E assim me deu razão 😊

Precisamente comentei esta mesma sensação ao M, sempre pensei que assim que recebessemos O PAPEL que iria ficar super feliz...É claro que estou feliz mas agora começou aquele sentimento de receio e medo ao mesmo tempo.. Será que vai correr tudo bem?

Como disse, vai ser um dia de cada vez e agora é aguardamos pela primeira consulta na IVI que é já para a semana - dia 16/10/2018.


sexta-feira, 7 de setembro de 2018




FELIZ! É como me sinto 😍

Ontem (dia 06/09/2018), exatamente 1 ano depois da 1ª Consulta de Apoio à Fertilidade no Hospital Sta. Maria, fomos à consulta para fazer o requerimento da Credencial que nos dará acesso a fazer o tratamento no Privado (ICSI).

Então a Drª (que até estava simpática), informou-nos que os tratamentos ali estavam com 3-4 meses de espera e se pretendíamos ser referenciados para o privado, é claro que já tínhamos a resposta na ponta da língua! SIIIMM 😃

E então, quando começou a fazer o requerimento perguntou-nos se já sabíamos qual a Clínica que iríamos escolher (claro, de acordo com os Protocolos que o Hospital tem com os privados - IVI, CEMEARE e Hospital dos Lusíadas). Respondi num abrir e fechar de olhos - IVI 😃


De seguida, a Drª marcou-me ecografia dia 08/10/2018, e informou-nos que nesse mesmo dia já teríamos a Credencial e poderíamos levar todo o processo!

TÃAAOO BOOMM!! :)

Para finalizar, pediu que fossemos fazer análises ainda na manhã de ontem:

Para mim: VIH, Sifilis, Toxoplasmose, Anti-Mulleriana (só nesta análise já poupámos cerca de 40€) 😋

Para o M: VIH, Sifilis

Já no Centro de Colheitas do Hospital, houve uma cena que foi de ficar de queixo caído: Então não é que uma rapariga cigana deu uma chapada enorme a uma srª já com 75 anos?!?! Surreal! Eu já estava nervosa por ir tirar sangue, e depois daquela confusão toda que, até meteu Polícia, fiquei ainda pior. Mas no fim, correu tudo bem ;)

Ora como sou uma rapariga muito ansiosa, já tinha marcado consulta na IVI dia 16/10/2018, o que significa que os timmings estão perfeitos 😉

Por isso,

Resultado de imagem para cada vez mais perto frase

sexta-feira, 3 de agosto de 2018


Olá meninas,

Hoje fomos então à consulta de Andrologia ao Hospital dos Lusíadas mostrar os resultados das Análises Hormonais e da Ecografia Testicular do M.

O Dr. Rocha Mendes indicou que as análises hormonais não apresentam valores alterados, e o resultado da ecografia também é satisfatório :D

Está tudo bem com o M, à excepção do que já sabíamos - oligoastenoteratozoospermia.

Para melhorar a qualidade e a quantidade dos soldadinhos, o Dr. sugeriu que o M tomasse durante 40dias Clomid e ao 20º dia juntar o Mesterolona. Como apenas iremos à 1ª consulta na IVI Clinic dia 16-10-2018 vamos agora pesquisar um bocadinho mais sobre estes medicamentos e se decidirmos avançar o M vai começar a tomar no fim  do mês de Agosto.

O M está um pouco reticente em relação aos comprimidos, tem receio de estar a estimular bastante os espermatozoides e depois quando for efectivamente para realizar a fecundação entre o óvulo e o espermatozoide que selecionem um que aparentemente parece saudável, mas afinal apenas está modificado devido aos medicamentos e não por ser saudável.

Bem, vamos ver o que decidimos em relação a esta questão...

Entretanto, estamos no início do mês de Agosto, e o tempo de espera começa a fazer-se sentir... Estou mesmo desejando que chegue dia 06-09-18 para irmos à consulta ao Hospital de Santa Maria pedir o Termo de Responsabilidade para avançarmos os tratamentos na IVI Clinic!!!


sexta-feira, 13 de julho de 2018




Dia 10/07/2018 foi o dia marcado para ir ao Hospital Sta. Maria fazer uma Ecografia Ginecológica e, de seguida ir à Consulta.

Na última consulta que fomos ao Hospital indiquei à Drª que derivado às minhas dores menstruais horríveis poderia ter Endometriose. Ao fim de alguma insistência da minha parte lá me recomendou fazer a Ecografia como despiste.

No entanto, como só nós sabemos, fui procurar mais informações acerca da Endometriose e tentar ver o que, além da ecografia, poderia ser um despiste para saber se tenho ou não esta doença. E, foi assim que verifiquei que poderemos fazer análises ao sangue, mais especificamente a análise CA-125 e CEA para obter mais detalhes. Fui então fazer essa análise dia 07/07/2018 e os resultados foram os seguintes:


  • CA-125 - Valor 12 (Indicação pré-menopausa <35 e pós-menopausa <20)
  • CEA - Valor 1,4 (Indicação Até 5.0)
A meu ver parecia tudo perfeito, certo? Pois mas não foi essa a resposta do médico, mas já lá iremos.

Então, na Ecografia a médica indicou que, sem margem para dúvidas, tenho Síndrome de Ovários Poliquísticos (SOP)e, a boa notícia foi que tinha um útero perfeito 😍

Perguntei se me poderia dizer com clareza se tenho ou não Endometriose, e a resposta foi que pela Ecografia não via nada que o indicasse, no entanto poderia ser algo muito leve que não fosse detetado na Ecografia.

De seguida, dirigi-me para a consulta, assim que entro no gabinete ouço uma música Jazz e um médico digamos, um pouco freak.

Despachou-me em menos de 10min, "Então a Srª L tem SOP e o Sr. M tem pouca qualidade no esperma daí que tenhamos de fazer o tratamento de ICSI. Em relação a essas análises ao sangue esses resultados não são nada conclusivos, há mulheres com Endometriose que têm os valores CA-125 e CEA na perfeição."

Baah, a sério estamos a tentar engravidar há 2 anos e 3 meses e ficamos à espera 1h30 apenas para nos dizer isto....??? Enfim....

E, neste momento por parte do HSM apenas nos resta esperar pelo tão desejado dia 06/09/2018 para irmos pedir o Termo de Responsabilidade e avançarmos para a clínica IVI em Lisboa!!!

No entanto, como referi no post anterior, o M está em consultas com o Dr. Rocha Mendes no Hospital dos Lusíadas, e hoje dia 13/07/2018 foi dia de ir fazer as análises hormonais, que em vez de fazer no dia da Ecografia fez antes por não sabermos quanto tempo demoravam a chegar, e pelos vistos na 2ª feira (16/07/2018) já temos os resultados :)

Meninas o segredo é:

Resultado de imagem para passo a passo frases 









sexta-feira, 22 de junho de 2018





Olá meninas,

Então hoje, dia 22/06/2018, foi a Consulta de Andrologia no Hospital dos Lusíadas.

Simplesmente adorámos o Dr. Rocha Mendes, super simpático, e amável. Mesmo muito querido :)

Assim que chegámos à consulta, o M indicou que estamos a tentar engravidar há 2 anos e, como iremos começar os tratamentos em Outubro 2018 (se tudo correr bem), e no Hospital de Santa Maria não vêm necessidade do M ir a uma consulta de Andrologia, decidimos ir aos Lusíadas. 

Primeiramente, o Drº. analisou o resultado dos 2 espermogramas que o M já fez e concluiu que realmente tem oligoastenoteratozoospermia. De seguida, perguntou se tinha alguma doença/dores nos testículos. Ele indicou que não tem doença nem dores, mas que quando tinha 3 anos teve de ser operado a um testículo pois estava subido (ao que parece é normal acontecer nos meninos).

Depois, o Drº. chamou-o para a maca para fazer a apalpação e para ver o tamanho e espessura dos testículos. Verificou que o testículo direito estava com mais consistência do que o esquerdo. E, como achou que o testículo esquerdo pode ter um varicocelo, pediu uma ecografia que já marcámos para o dia 23 julho 2018 (só tinham vagas para daqui a 1 mês, chiça!), e depois pediu também análises hormonais que o M vai fazer no dia da ecografia.

Então, dia 03/08/2018 iremos mostrar o resultado dos exames e "proceder ao plano de melhorias", conforme disse o Drº querido :)

Por isso mesmo,

Resultado de imagem para frases de esperança

segunda-feira, 28 de maio de 2018




Olá meninas,

Hoje venho contar-vos como foi a consulta de resultados do exame malvado - Histeroscopia.

Dia 24 de Maio 2018, lá estávamos nós no Hospital de Santa Maria, pelas 07h50 para conseguir as primeiras senhas e não ficar lá uma eternidade, pensávamos nós (uma vez mais :p).

Conseguimos a senha C3, mas ainda assim só fomos chamados às 09h45. Entrámos nos consultório e era uma Drª que ambos não conhecíamos (Drª Sandra, não me lembro do apelido).

Começou por informar-nos que estava tudo bem em relação ao exame. YES!!! 😀😀

Disse que tinha uma excelente cavidade uterina para serem colocados embriões, e que realmente o que é muito estreito é o colo do útero mas como o tratamento vai ser por ICSI não existe qualquer problema.

Ficámos S U P E R F E L I Z E S!!! 💓

Após essa notícia maravilhosa, questionei a Drª acerca das enormes dores que tenho quando menstruo, e devido à minha insistência ficou marcado para Julho (ainda me vão ligar para saber o dia) uma Ecografia e, no mesmo dia a consulta para saber o resultado da ecografia.

Tenho muito receio de ter Endometriose por isso quero fazer o exame e rezar para que não seja esse enorme problema!!

Perguntámos então pelos próximos passos, e apenas indicou que o que poderíamos fazer agora era aguardar pela nossa vez, na interminável lista de espera.

Foi então que perguntei, "qual era o tempo expectável para começarmos os tratamentos?", a Drª respondeu que como se inscrevemos dia 06/09/2017 devem-nos ligar entre Novembro/Dezembro 2018, depende.

Como eu fiz assim uma cara de desilusão, a Drª informou que, caso seja a nossa escolha, no dia 06/09/2018 podemos ir ao Hospital e pedir que seja feito o Termo de Responsabilidade para ser referenciada numa das clínicas com quem o Hospital tem parceria. Entre elas:

  • IVI Clinic
  • British Hospital
  • Hospital dos Lusíadas
  • Cemeare

E então no dia 06/10/2018 (1 mês depois) já podemos ir levantar o Termo e começar os tratamos noutro local.

Honestamente ainda não decidimos o que vamos fazer, mas estamos pendidos para ir para a IVI Clinic. Vamos ver 😉

Resultado de imagem para se esta a demorar é porque o melhor está por vir

quarta-feira, 25 de abril de 2018


Olá meninas,

Como estão? Espero que esteja tudo bem convosco :)

Hoje venho contar-vos como foi o temível exame de ontem (24/04/2018). Acordámos às 06h55, e era o dia do aniversário do M. Rapidamente nos despachámos, fui à rua com o K e, lá fomos nós no metro para o Hospital de Santa Maria.



Chegámos eram 08h45 ainda faltavam 15min para o exame. Quando conseguimos descobrir o Elevador 5 no Piso 3 - Serviço de Ginecologia, custámos a encontrar a recepção, era uma mini janela numa sala de espera :)

À minha frente estava uma Srª que também ia fazer o exame, e estava acompanhada pela mãe (e é nestes momentos que penso que gostava de ter também o apoio da minha família que não sabe absolutamente de nada do que estamos a passar).

Esperámos, esperámos...entretanto veio uma auxiliar chamar a outra Srª e, é a partir daí que os nervos começam a apoderar-se de mim...caramba! De seguida, nem tinham passado 10min, a auxiliar chamou o meu nome "Srª L, vamos?" Ok, que remédio tinha de ser! Perguntou se eu queria ir à wc ao que respondi que sim (estava tão nervosa que precisava de ir fazer aquele chichi dos nervos 😋)

Quando cheguei à wc estava uma auxiliar à porta e, assim que entrei vi uma Srª velhota a secar o cabelo e a pentear-se e pensei"Deve estar aqui internada e está a arranjar-se", quando fui lavar as mãos houve ali um momento super sinistro a Srª pergunta-me de uma forma muito estranha "Você já se vai embora?" E fica a olhar para mim com os olhos super abertos...e eu muito rápida a despachar "Eu vim só fazer um exame e vou embora" e ela "Hmm, ok ok". RUUNNN 😁😁

Passado este momento, fui com a auxiliar para um quarto. Assim que cheguei fiquei ainda mais nervosa com todo aquele aparato de cortinas e de divisões ( a Srª que também ia fazer o exame estava no cortinado atrás do meu) que torna-se bastante clastrofóbico. A auxiliar indicou para que eu me despisse e vestisse a bata, toca e colocasse aquelas meias descartáveis nos pés. Bem à medida que ia vestindo aquela roupa o meu coraçãozinho parecia que ia explodir!

Entretanto, chega a enfermeira para falar com a outra Srª acerca de todo o procedimento do exame. Assim que termina, abre a cortina para falar comigo! Eu estava completamente apavorada, nem me sentava no cadeirão que lá estava andava de um lado para o outro nos míseros 3/4m2 que estava a separar-me daquelas cortinas. 


Então a enfermeira repetiu o que eu já tinha ouvido, o procedimento do exame, e a dor que o exame pode causar (é como se fosse uma cólica menstrual...sim sim...mas já lá vamos a essa parte). Perguntou-me se tinha alergias, e todas aquelas perguntas de filtragem. Foi então que eu lhe disse "Enfermeira estou em pânico, tenho mesmo muito receio do exame porque eu já fiz o outro às trompas (Histerossalpingografia) e foi horrível!" Ela disse que também já tinha feito o exame às trompas, mas que pelo que dizem este exame é um pouco mais tolerável. E perguntou se eu tinha tomado algo para as dores em casa, eu disse que não porque quando liguei à enfermeira das Consultas de Apoio à Fertilidade ela indicou que nos davam uma injecção para as dores. Então, a enfermeira disse que esse processo não estava prescrito pela Drª mas que ia falar com ela sobre isso.

Entretanto, a enfermeira abriu as cortinas e ficámos a conversar as 3 enquanto a médica chegava. ASrª estava a dizer que não estava nada nervosa que se tinha de ser não havia nada a fazer ( e eu em pânico!!), e depois estava a dizer que em Maio já ia fazer 40 anos e que já estava a ser seguida e a fazer exames há 3 anos (chiça!!). Também já lhe retiraram uma trompa, ao que parece não era nada saudável e podia prejudicar uma futura gravidez...Bem a Srª também já passou por muito, e ia fazer a Histeroscopia porque iam-lhe tirar um pequeno pólipo porque ia começar os tratamentos de FIV dia 27/04/2018 no Hospital dos Lusíadas. Entretanto, a auxiliar foi chamar a enfermeira a indicar que a Drª já tinha chegado e já estava tudo preparado na sala para começarem os exames.

Lá foram a Srª e a enfermeira, eram 10h00 e eu sozinha naquele quarto confinada a uma janela e a cortinas...já estava mesmo a desesperar e liguei ao M que estava lá fora à minha espera. 

Ele bem me tentava abstrair mas quanto mais tempo passava mais eu entrava em pânico! Ás vezes ia à porta espreitar se via movimento nos corredores, e nada...entretanto foquei-me só na janela e olhava para o céu a pedir ao Universo por favor que eu conseguisse fazer o exame e que estivesse tudo bem!

Depois comentei com o M que da janela conseguia ver o café que está perto da Pediatria e, foi então que ele me surpreendeu e foi para perto do café ao lado de um Ford preto (era a zona que via melhor da janela) e lá dei com ele). Soube tão bem vê-lo!! Depois orientei-o para ele perceber em que janela eu estava e comecei a acenar com a mão. Já me viu e, disse que eu parecia o Luigi do Super Mário com aquela toca 😁😁



Entretanto ele foi novamente para a sala de espera e eu ainda continuava confinada aquele quarto fechado em cortinas...Já eram 10h40, e foi quando ouvi a enfermeira e a Srª já tinha terminado o exame. Assim que chegaram perguntei logo à Srª como é que ela estava e se era muito complicado. Ela disse que estava bastante dorida e que o exame não era nada fácil (lembram-se do que ela disse antes de fazer o exame? ) agora imagem os nervos com que eu estava!!😧😧



Entretanto a enfermeira veio com a injecção e perguntou-me se eu sempre queria levar. Fiquei sem saber o que responder, caramba eu estava mesmo em pânico. Então ela disse que ia só lá fora ter com a auxiliar e para eu me decidir assim que ela chegasse. 

Eu estava num estado tão desesperante que liguei ao M a perguntar a opinião dele sobre a injecção, e ele disse "Amor se é para teres menos dores, leva a injecção. Claro que sim. E respira, tudo vai correr bem".

Assim que a enfermeira chegou, vamos lá começar o sofrimento e levar a dita injecção. Pedi que ela falasse comigo para eu tentar relaxar, fez-me a pergunta da praxe "Então o que faz?Onde trabalha?". E, pimbas!! Caramba doeu, mas foi rápido! O sofrimento só agora estava a começar. 

"Então L, vamos lá?" Meninas, eu tremia por todos os lados, a sério. As mãos escorriam de suor, não estava nada fácil.

Assim que cheguei à sala das Histeroscopias, estava uma equipa de 2 Médicas, 1 auxiliar, a enfermeira que sempre me acompanhou, e 1 rapaz estagiário que parecia o actor da série "The Good Doctor".



Quando estava a deitar-me na maca e a colocar as pernas nos apoios, percebi que o rádio estava ligado, a música que estava a tocar era "Trevo" da Anavitória feat Diogo Piçarra, realmente super apropriada 💓 Vi a Drª a preparar o equipamento e a cantar, o ambiente estava 5*, não havia stress  nenhum estava tudo calmo e preparado para o que estava prestes a acontecer.

Ok, vai começar ! "L precisamos que relaxe o máximo possível para que tudo seja mais rápido e mais fácil para si". "Drª vou tentar o meu melhor, mas preciso que vá falando comigo". Então como eu tinha dito que trabalhava no Dpto de Marketing de uma Agência de Viagens, claro que o tema foram as viagens.

Primeiro desinfectaram com um frasco de 1 litro (mesmo a derramar) e passaram um rolo para abranger toda a área vaginal, de seguida colocaram um resguardo enorme e azul por cima das minhas pernas que apenas tinha um buraquinho por onde ia entrar o histeroscópio.



Começou devagarinho...e a conversa estava boa. Estávamos a falar que a Drª já tinha ido à Austrália, a Punta Cana 3 vezes, e AUUUUUUUU!!!!!!!! CARAMBAAAAAA, ESTÁ A DOEERRRR!!!!

"Drª está a doer muitoooooo!!" "Calma, L respire e vamos continuar a conversar" Ok foi ali uma maior pressão mas foi aliviando, entretanto a Drª estava a comentar que também já tinha ido ao Panamá, e a Drª que estava a fazer o exame não tirou os olhos 1 segundo do ecrã para fazer tudo direitinho. Mas depois, AIIIIIIIIIII!!!!!!!

As dores estavam cada vez mais fortes e dolorosas, impossível de suportar!!!! Posso dizer-vos exatamente o meu estado, eu não parava de gritar "DRª JÁ CHEGA, NÃO QUERO MAIS QUERO IR EMBORA DAQUI!!!! JÁ CHEGA, NÃO PERCEBE?!?!?! ESTOU A SENTIR-ME MAL, JÁ CHEGA!!"



Eu estava mesmo num estado de desespero, agarrava na toca, espremia a cara com as mãos! Estava com dores de outro mundo, mesmo! Até que o estagiário me disse "L imagine que está no avião e neste momento estamos a passar Cuba para chegar ao Panamá" "O quê mas ainda nem chegou ao útero????" perguntei eu, "Ainda não, estamos mesmo quase quase".

A enfermeira veio para perto de mim, agarrei-lhe a mão e não a largava nem 1 segundo, tinha uma mola no dedo que media o meu oxigénio e no braço estava sempre o aparelho a medir-me a tensão. A enfermeira devia estar a ver os valores a alterarem bastante só dizia " L por favor calma! Já vai passar a sério calma. Não vale a pena pararmos, porque assim tem de se repetir o exame outra vez, a sério respire, não tarda já vai embora".

E, durante o exame todo estava a escorrer soro fisiológico que realmente atenuava ligeiramente todas aquelas dores, e por momentos não estava a deitar soro, e eu gritavaaaa...Foi até que o rapaz que estava a estagiar disse à Drª "O soro, deite soro!!" e posso dizer-vos que foi tão bom ele se ter lembrado disso porque ajudou, pouco mas ajudou.

Depois de tanto gritar, e da enfermeira nunca me deixar, a Drª disse "Pronto já está L, já passou".

AH...Meninas eu respirei mesmo fundo, estava um caco!!! Até chorei, e pediu desculpa mil vezes a todas as pessoas por ter sido mal educada, por ter gritado e por não ter sido nada compreensiva. Mas posso garantir-vos que a partir do momento que temos aquelas dores simplesmente nos transformamos em seres de outro mundo! Senti-me mesmo um monstro a falar assim, mas obrigada a toda a equipa por terem sido tão compreensivos comigo!

Mas...ainda não acabou. Como não? É verdade, como disse a Drª ainda faltava duas "maldades". Colocar o espectro para medir a distância entre o topo do útero (o fundo) e a abertura externa do colo do utero (cervical) e fazer uma pequena biópsia ao endométrio para saber se tem alguma infecção e se está tudo bem. Doeu, mas tolerou-se melhor do que as dores anteriores e foi bem mais rápido.



 "L agora sim, já terminámos e já não vai sofrer mais. Agora respire e relaxe!" Eu estava tonta, nervosa e mesmo desorientada, como aquela sensão de quando terminamos o exame de condução com a junção de muitas dores à mistura. Assim que me levantei, vi a Drª a abrir a porta e a levar o meu processo foi quando lhe disse "Drª espere! E como é que correu o exame?" "L correu super bem, está tudo bem não tem pólipos nem miomas, o útero está super limpinho e pronto para receber os embriões" Sorrimos as duas, foi mesmo um momento de puro alívio.

Toda a equipa foi embora e fiquei só com a enfermeira, que foi super querida comigo! Mesmo impecável! Saimos da sala, levou-me até ao quarto e ainda me perguntou se eu queria um cházinho para relaxar. Agradeci mas disse que precisava mesmo era do M perto de mim. 

Vesti-me, e cheia de dores lá saí e fui ter com o M. Ele viu-me como nunca me viu, a coxear agarrada à barriga, cheia de dores mal conseguia andar.

Esperámos pelo elevador, e lá fomos nós. Assim que saimos do edifício sentei-me num banco expliquei-lhe o exame, comi uma sandes (sim já eram 11h45 e só tinha comido às 07h30) e depois fomos até à outra ponta do Hospital, para ir marcar a próxima consulta para saber o resultado do exame.

Devagarinho, muito devagarinho chegámos...Ficou marcada para dia 24/05/2018,e a Srª da receção ainda disse "Chiça depois de fazer esse exame ainda veio até aqui? Elas deviam te ligado para ficar logo com a consulta marcada", mas eu sou forte e consegui lá chegar 😛

Quando saímos o M disse "Amor tu não estás em condições de irmos de Metro até casa, vou chamar um Cabify". Foi super querido, e amoroso ele percebeu as dores que eu tinha naquele momento. 

Mas não nos podemos esquecer, era o dia do seu aniversário e tinhamos combinado ir ao Sushi, eu não lhe podia fazer essa desfeita. "Amor, podes chamar o Cabify, mas não metas a nossa casa como destino. Nós vamos almoçar ao Sushi e, depois vamos para casa" 😉

Assim foi, eu queria que fosse um dia diferente Amor, queria que fosse o teu dia. Mas não foi possível, porque antes de nós temos de tratar da nossa casinha para o nosso bebé 💓